SEJAM BEM VINDOS AO ESPAÇO INTERATIVO DA ESCOLA BELA FLOR

JUNTOS POR UMA EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SALA DE INFORMÁTICA


Faz parte das atividades pedagógicas da Escola Bela Flor a utilização semanal da sala de informática. A gestão da escola fez um cronograma de utilização dessa importante ferramenta para o desenvolvimento integral do aluno. O Sistema Operacional dispõe de uma gama de recursos educativos, tais quais: jogos, músicas, mapas, livros digitais, vídeos etc.


NOS BASTIDORES DA FESTA CULTURAL




Professora Márcia organizando o ensaio
        Professores e Funcionários e alunos da Escola BF estão envolvidos no planejamento da Festa Cultural Sarau de Gêneros. 



VACINAÇÃO NA ESCOLA

 A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Escola Bela Flor realizou uma campanha de vacinação nas crianças de 04 a 07 anos. Na ocasião alguns pais compareceram para acompanhar as crianças

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ATIVIDADES DIVERSAS

Professora Valdemilde - 3º Ano


Professores e funcionários - Bela Flor 2011

Formatura Proed - 5º Ano

Pintura de Mesas - Parceria Escola e pais

Reunião com Professores e funcionários

Lanche



Juntos pela Educação

Entrega de Prêmio - Aluno 3º

SEMED PROMOVE OFICINA DE LEITURA

             Com objetivo de melhor capacitar gestores e coordena
dores para desenvolverem atividades que envolvam o mundo da leitura a Secretaria Municipal de Educação realizou uma oficina abordando essa importante temática. Na ocasião cada escola ali representada recebeu um kit livros, contendo diversos títulos. Segundo os participante o encontro foi muito atrativo e proveitoso.
Professora Vanúbia - Auxiliar de Coordenação

Professor Sullivan Eduino - Gestor


Professora Antonia Nery - Coordenadora Pedagógica

Visita a sala de leitura


Alunos do segundo ano - Professora  Antonia Martins 


Professora Rosinha - turma do segundo ano
Ontem pela manhã,  das 11h30min até às 12h00min, foi nossa primeira visita a sala de leitura.
Ao chegar ao ambiente de leitura, o professor nos apresentou o acervo de livros, onde todos  ficamos ansiosos para escolher um exemplar para ler.
Luanda - autora do texto - quarto ano - Professor Cleiton
Só que como havia muitos livros, e cada um melhor que o outro, bateu uma grande dúvida ou indecisão, ao fazer a escolha.
Podemos dizer que além da grande variedade de livros, a sala era pequena, e fazia muito calor, mas era acolhedora. Vale ressaltar que a sala conta, com um cenário para peças teatrais e alguns fantoches.
A visita foi ótima, porque todos nós tivemos o prazer de ler um livro e retornar a sala de aula renovada e com expectativa de voltar mais vezes.
Texto produzido pela aluna  - Luna de Luanda 4º A

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dicas para economizar em casa

Supermercados: Planejamento é fundamental no ato de comprar, sendo possível repita alguns pratos, pois não é ruim e otimiza sua agenda do dia. Procure eliminar o supérfluo, isto é, as coisas descessárias. Nunca vá às compras com fome, ou apressado e em horários apertados - causa estresse e escolhas erradas.

Feira: Sempre opte por preços promocionais. Procure bens substitutos - se a batata está cara, leve a mandioca; caso seja a alface que esteja em alta leve a couve ou acelga. Uma boa alternativa é procurar produtos que estão na safra. Já notou como a melancia está barata nessa última semana?

Água: Na hora de lavar a louça feche a torneira e ensaboe tudo. Então abra a torneira e enxágüe; ao escovar os dentes sempre deixe a torneira fechada.
Energia elétrica:  O chuveiro elétrico na posição verão, consome perto de 40% menos energia do que na posição inverno. Máquinas de lavar que utilizam água quente, gastam quase dez vezes mais energia do que as que lavam com água fria. Lâmpadas comuns podem ser trocadas por florescentes, que economizam 80% de energia e duram muito mais. Não esqueça de passar a roupa sempre de uma vez, lembre-se o maior consumo do ferro é durante o tempo que leva para aquecer.

Por Prof.: Sullivan Eduino

Fonte: sullivaneduino.blogspost.com

Como ensinar a criança a poupar dinheiro

http://www.guiainfantil.com/images/blog/200/292/001_small.jpg

Numa sociedade tão consumista como a que vivemos, é muito importante que as crianças aprendam, desde muito pequenos, a dar valor ao que têm e a conhecer os limites dos gastos. Como fazê-lo? Ensinando-os a manejar o dinheiro, a administrar os consumos, a saber o valor que tem cada coisa.
Quando falamos do valor de cada coisa, não nos referimos apenas ao preço de cada brinquedo, de cada roupa ou de cada livro, também referimos às contas de água, luz, de supermercado, etc. Tudo tem um preço e um valor. Para as crianças tudo parece cair do céu. Só precisamos ver suas cartinhas ao papai Noel, presentes de aniversário, ou de primeira comunhão. É importante que coloquemos em prática um plano de gestão para que as crianças aprendam a controlar-se, e não gastar mal o dinheiro.
As crianças podem e devem aprender como se pode contribuir para conter os gastos desde muito pequenos. Com tantos anúncios nos meios de comunicação, parece difícil, mas nada impossível. Alguns psicólogos sugerem aos pais que ensinem seus filhos a valorizar o dinheiro, que destinem a eles algum dinheiro a eles a longo prazo, e que permitam que eles administrem uma mesada semanal, ou alguma gratificação extra. Eles acreditam que as crianças é quem devem administrar entradas e gastos e assim estarem  mais para o futuro.

Existem muitas formas para ensinar as crianças a manejar o dinheiro e os gastos:

1- Através de jogos de mesa, como “Monopólio” ou “Banco Imobiliário”.
2- Explicando aos seus filhos a diferença entre o valor e o precço, entre a necessidade e o gasto.
3- Ensinando-as que tudo se consegue com esforço. Fazer a cama, guardar a roupa, os brinquedos, fazer as tarefas escolares, etc. é uma obrigação. Mas se seu filho fizer alguma tarefa extra, como colocar o lixo na lixeira, passar aspirador no interior do veículo, ajudar a guardar as compras do supermercado, ou estender a roupa, seria uma boa oportunidade para que lhes ofereçam uma pequena quantidade de dinheiro por cada serviço.
4- Ensina seu filho a economizar, criando metas para fazê-lo. Presenteie um cofrinho para que ele possa economizar para ir ao cinema com seus amiguinhos, para comprar um sorvete, ou um livro, brinquedos ou um tênis muito desejado.
5- É importante que tanto os pais como os tios e avós, estejam de acordo quanto a dar dinheiro à criança.
6- Dê exemplos ao seu filho. Eduque-se a você mesmo quanto aos gastos. O melhor ensino vem do exemplo dos pais.
7- Ensine ao seu filho que vale a pena não gastar em coisas desnecessárias. Melhor reduzir gastos para conseguir adquirir o que realmente se necessita.
8- Não se esqueça de premiar seu filho quando ele conseguir economizar. Os ânimos aumentarão seu esforço.

Vilma Medina. Editora de GuiaInfantil.com

Dicas de como economizar dinheiro

Economizar dinheiro depende da sua força de vontade, se você realmente quer juntar um dinheiro, seja para comprar algo que você viu numa loja, para satisfazer uma vontade, ou mesmo para guardar dinheiro para fazer sua faculdade, comprar uma moto ou um carro, enfim, depende do seu posicionamento. Deixar de comer fora, pois as refeições feitas em casa saem bem mais em conta, começar a comprar as coisas à vista, para não ter que pagar juros, não extrapolar o cheque especial e o cartão de crédito, elimine dinheiro a juros, enfim, são maneiras simples para que aos poucos você economize dinheiro.
Mas saiba que no inicio não vai ser tão fácil como parece, as vontades de sair, de comprar coisas diferentes para comer, enfim, de gastar o dinheiro vai ser grande, mas pense que será só até você ajuntar o dinheiro que precisa, então tudo poderá voltar ao normal!

Sorria!

Rir é excelente! O melhor remédio para animar-se, e que não apresenta contra-indicações. E se a risada é boa, nada melhor que compartilhar com os demais.

NOTA 10

O garoto chega da escola e a mãe pergunta:
— Filho, que nota você tirou na escola?
— Tirei 10, mãe!
— Nossa, filho! - diz a mãe, abraçando o garoto — Que alegria ouvir isso!
— Obrigado, mãe, obrigado...
— Mas hoje você viu o resultado das prova de português e matemática, né filho? Você tirou dez nas duas?
— Não, mãe... Tirei 1 em uma e 0 na outra...

CONVERSA DE ANJO

Dois anjos conversando:
— Como será o tempo amanhã?
— Acabo de ouvir na rádio que vai ficar o dia todo nublado.
— Que bom! Assim a gente vai ter lugar pra sentar!

DUAS PULGA CONVERSANDO

- O que você faria se ganhasse na loteria?

A amiga diz, com ar de sonhadora:

- Ahhh. . . eu comprava um cachorro só pra mim!

____________________________________________________
- Era uma criança tão, mas tão pequena que sua cabeça cheirava a pé.
- Era uma criança tão alta, mas tão alta, que tomou um iogurte, e quando chegou ao estômago, já estava vencido.
___________________________________________________
- Uma criança vai pela rua com seu avô e encontra um caramelo no chão. Vai pegá-lo, e seu avô lhe diz: “não se pega nada do chão”.
Mais adiante a criança encontra uma moeda de um real e seu avô lhe diz: “não se pega nada do chão”. 
Seguem caminhando e seu avô tropeça e cai no chão, e pede ajuda à criança. E ela lhe diz: “vovô, não se pega nada do chão”.
___________________________________________________
- Por que algumas crianças colocam açucar debaixo do travesseiro?
Para ter doces sonhos.
__________________________________________________
- Por que não toma leite frio?
- Porque a vaca não cabe na geladeira.
_________________________________________________
- O que disse uma árvore à outra
- Nos deixaram plantadas.

Quais são os benefícios da leitura

Segundo o Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos ligados à Educação, a leitura:

Desenvolve o repertório: ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo.

Liga o senso crítico na tomada: livros, inclusive os romances, nos ajudam a entender o mundo e nós mesmos.

Amplia o nosso conhecimento geral: além de ser envolvente, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação.

Aumenta o vocabulário: graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos

Estimula a criatividade: ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias…

Emociona e causa impacto: quem já se sentiu triste (ou feliz) ao fim de um romance sabe o poder que um bom livro tem.

Muda sua vida: quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.

Facilita a escrita: ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Ou seja, quem lê mais escreve melhor.

Como ensinar a seu filho que ler é um prazer

Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).
A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.
Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda.
Então, o que está esperando? Veja nossas recomendações e estimule seu filho a embarcar na aventura que só o bom leitor conhece. Você pode encontrar boas dicas de livros em nossa biblioteca pública municipal!

FATOS E FOTOS

Professora Francineide, Sueli e alunos do primeiro ano.

Alunos caracterizados para festa de aniversário da cidade.


Professores em planejamento
o
Atividades com alunos

Trabalho em classe - Professor Ocimar 

Confraternização com professores e funcionários.

Professoras Dária e Devanir

Confraternização
Aluno caracterizado como Seringueiro

Plantio de Palmeiras

No sentido de melhorar o aspecto paisagístico da Escola Bela Flor, a Equipe Gestora juntamente com funcionários realizaram o plantio de algumas palmeiras na área de acesso à escola
No dia 07 de Setembro a Escola Bela Flor participou de forma muito honrada de mais uma festa em celebração à Independência do Brasil. Na avenida estavam Equipe Gestora, Alunos e Funcionários.





CONVITE

A Direção da Escola Municipal Bela Flor convida toda a comunidade para participar da Festa Cultural Sarau de Gêneros que será realizada no dia 30 de Setembro de 2011 à partir das 18hs, bairro Aeroporto, espaço da Feira Livre Municipal.
Teremos as seguintes atrações:

Comidas Típicas

Charutos
Bolos
Doces
Rabada no tucupi
Galinha caipira
Pipoca
Refrigerntes
E Outros.

Atrações Culturais:

Músicas
Peças Teatrais
Poemas
Pula pula
Pescaria
Bingo
E muita diversão.