SEJAM BEM VINDOS AO ESPAÇO INTERATIVO DA ESCOLA BELA FLOR

JUNTOS POR UMA EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Excelência na Educação

A sociedade do conhecimento, com as relações sociais baseadas no conhecimento - no cérebro - pede "novas competências e aptidões cognitivo-atitudinais" para a nova realidade sócio-educativa que se impõem. In' am Al-Mufti nos sintetiza bem essa realidade:
"estamos num momento histórico em que o mundo é palco de inovações cientificas e tecnológicas fundamentais, de mudanças nos domínios da economia e da política, e de transformação de estruturas demográficas e sociais. Estas alterações que irão, com certeza acelerar-se no futuro criam tensões enormes, em especial no campo da educação, a qual terá que dar respostas a necessidades crescentes e enfrentar novos desafios de um mundo que muda rapidamente. Para fazer face às exigências do nosso tempo é preciso revelar ao mesmo tempo criatividade, coragem, uma vontade firme de operar mudanças reais e de estar à altura das tarefas que nos esperam".1
Essa sociedade exige do gestor educacional, mais do que nunca, "conhecimentos específicos, tirocínio lingüístico-comunicativo e competência para inscrição histórica, ou seja, no processo de sua formação deve-se ter em vista três eixos: o conhecimento, a comunicação e a historicidade".
Esse processo solicita para o gestor um ambiente e um espaço de autogestão, um fazer da escola "um lugar de permanente qualificação humana, de desenvolvimento pessoal e profissional".2 Implica em que o gestor acredite no seu potencial único e no potencial de todas os educadores que trabalham consigo.
Dessa forma, vemos a necessidade de investir no talento do educador gestor. Investir na sua necessidade de formação, de capacitação para adaptar-se as novas realidades. Formação que pode mudar consideravelmente o ambiente em que este "ser humano" vai trabalhar.
Isso exige de nós pensarmos diferente naquilo que queremos e buscamos em relação ao ser humano e o seu lugar na sociedade do conhecimento. Exige que acreditemos profundamente no potencial humano de transformar as realidades adversas, adaptando-as às suas reais necessidades históricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.